Muito além de uma etnia africana e rival dos Tutsis.

Muito além de mais uma etnia africana, citada apenas pelo genocídio contra seus antigos rivais Tutsis.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

ESTRUTURA SOCIAL



                        Estrutura social dos Hutus
                                                                          Fernanda Zortéa

Nas decorridas pesquisas que foram feitas os Hutus viviam em uma monarquia em que o poder se dava a o mwami (reis ou chefes). Os Tutsis que ocupavam os maiores cargos políticos, militares e administrativos. Com a chegada deles apesar de ser um menor numero em relação aos Hutus, os dominaram. Para Olinc (2004,p 103)  “chegada dos tutsis na região ,no século VX. Povo de tradição guerreira originário da Etiópia ,os tutsis dominaram os hutús “. Em resumo os Tutsis eram aristocratas e os Hutús seus vassalos.
          Essas duas etnias viviam em certa harmonia ,mas foi com a chegada dos Belgas no território que isso acabou ,por darem o total apoio aos Tutsis que assim aumentam seu poder e influência, diminuindo cada vez mais as oportunidades de progresso para os Hutus . No entanto, com o passar do tempo os Hutus por serem a maior população começaram a gritar por democracia e proclamaram todos os hutus a se unirem a “identidade hutu”,pra se fortalecerem e expulsar os Tutsis, que eles agora consideravam invasores .
        Em 1957 os belgas mudam de lado dando total apoio a revolta hutu ,e foi desse ponto em diante  que a rivalidade e a luta pelo poder em Ruanda acabaram em um dos episódios mais monstruosos em que a humanidade já viu.







                                                             Referência:

OLIC,Nelson Bacic . África Terra, sociedade e conflitos. São Paulo : Moderna ,2004

FRUCTUOZO, Ligia Maria Lario. Ruanda, memórias de um Menocídio. Disponível em: <>http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2037/2165 <>.Acessado em: 02 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário