Muito além de uma etnia africana e rival dos Tutsis.

Muito além de mais uma etnia africana, citada apenas pelo genocídio contra seus antigos rivais Tutsis.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS E ECONÔMICAS DOS HUTUS


                                                         O IDIOMA
                                                                                                     Chaline de Souza

          Através dos dados encontrados percebe-se que Hutus são o mais numeroso dos três grupos étnicos presentes em Ruanda e no Burundi; de acordo com a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, 85% dos burundineses e 90% dos ruandeses são hutus.
        Os idiomas Bantu são por Malcom Guthirie em 1948 divididos de acordo com a região geográfica dos grupos étnicos africanos. Mais tarde Guthirie reconstrui o proto-bantu como o protolíngua destes grupos de idiomas. Atualmente se abrange esse grupo linguístico à expansão banta, que ocorreu há aproximadamente 2000 anos. De acordo com Érica Turci (2010, oul educação)

Banto ou bantu é um termo utilizado para se referir a um tronco linguístico, ou seja, é uma língua que deu origem a diversas outras línguas no centro e sul do continente africano. O termo acabou sendo aproveitado para se referir ao conjunto de 300 a 600 grupos étnicos diferentes que povoam a mesma área. Trata-se de uma classificação baseada na semelhança linguística, e por isso, a palavra banto não se refere a um povo, nem sequer a uma etnia

       Sabe-se que na África Meridional ou Subsaariana os principais idiomas bantos são xichona, o ndebele do norte, o setswana , o Kiswahili , o sesotho o zulu, o xhosa, o ambó o sepedi e o suazi...
       Os Hutus são um grupo ético dos territórios, hoje, ruandeses e burundineses, e que possuem como língua materna uma sublíngua bantu, Como mostra o mapa de localização aproximada das 16 zonas bantas no território africano a seguir:




         E um mapa da localização de Ruanda e Burundi.


         Não podemos afirmar com exatidão e certeza um nome para a sublíngua oficial dos Hutus, já que dentro da língua bantu há diversas sublinguas. Mas nos dias atuais em Ruanda a lingua africana oficial é a kinyarwanda e em Burundi atualmente a língua oficial africana é o Kirundi. O kirundi e o kinyarwanda são mutuamente inteligíveis. E isso se deu pelo número de Hutus ser bem maior que de Tutsis e Twa, os três grupos éticos maiores dessa região.





             EXEMPLOS KIRUNDI:

Ego = Sim 
Oya = Não 
Bite?=  Como Vai
Ejo  =  Ontem 


EXEMPLOS KINYARWANDA:

mtu = pessoa 
Watu = pessoas 
mti = árvore 
Miti = árvores 
jicho = olho 
Macho = olhos







                                           ATIVIDADES ECONÔMICAS
                                                                                              Chaline de Souza

        Em suas origens os Hutus eram lavradores. E talvez porque a produção de gado é mais preciosa que a produção agrícola, os tutsis seus rivais passaram a ser sinônimo de elite econômica e política em Ruanda.
      Por serem bantos, possuem características de outros grupos presentes na África Central, todos eram agricultores. Acredita-se que algumas plantas e origem africana tenham sido cultivadas por esses primeiros bantos como: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe.Outras atividades econômicas esses povos possuíam, eram caçadores, pescadores, coletores e criadores de animais de pequeno porte como galinha d’angola. Também conheciam a metalurgia do ferro, o que deu grande vantagem na conquista dos povos vizinhos.














                                                           REFERÊNCIAS:


GIORDANI, Mário Curtis. História da África anterior aos descobrimentos. Rio de Janeiro: Vozes, 1985


TURCI,Érica. Bantos: Quatrocentos grupos étnicos falam línguas bantas atualmente


. In: OUL EDUCAÇÃO, Brasil, out. 2010. Disponível em: <>.http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/bantos-quatrocentos-grupos-etnicos-falam-linguas-bantas-atualmente.htm. .<> Acessado em: 24 de maio de 2014.


FRUCTUOZO, Ligia Maria Lario. Ruanda, memórias de um Menocídio. Disponível em: <>http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2037/2165 <>.Acessado em: 24 de maio de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário